Translate

domingo, 16 de março de 2014

Doenças causadas por vírus


RAIVA: 

A raiva é uma doença fatal que ataca o sistema nervoso, causando dores no ato da deglutição o que tornando o ato de comer insuportável, daí vem a hidrofobia. Esta doença é transmitida pela mordida de animais, principalmente cães e gatos, também pode ser transmitido por morcegos e ratos hematófagos (que se alimentam de sangue). Quando uma pessoas é mordida por qualquer animal, deve-se lavar o local da ferida com água e sabão, além de buscar atendimento médico adequado para, se houver necessidade, receber soro e vacina antirrábica. 


FEBRE AMARELA:

A febre amarela é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti (figura 0.2) e pelo mosquito do gênero Haemagogus. O doente apresenta febre alta, dores no estômago, vômito e lesões no fígado, o que deixa a pele amarelada. A prevenção é feita com o combate de mosquito e a vacinação, principalmente em áreas onde a doença é endêmica.

(figura 0.2) Mosquito Aedes aegypti

POLIOMIELITE:

Essa virose, geralmente, causa febre e mal-estar. Em algumas pessoas, pode atacar o sistema nervoso e causar paralisia, podendo levar a morte. O vírus penetra por meio de alimentos, água, saliva ou fezes contaminados. Para combater a doença é necessária vacinação, saneamento básico e medidas de higiene.
(o nome do vírus é poliovírus)


PAROTIDITE OU CAXUMBA:

Trata-se de uma inflamação na parótida, o paciente deve ficar em repouso, já que a cura é espontânea. Em adultos, podem ocorrer complicações nos testículos e ovários. A vacinação é a melhor maneira de se prevenir.(figura 0.3)


DENGUE:

A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, ela pode se apresentar de duas formas, a dengue clássica e a hemorrágica, mas em ambos os casos, a melhor maneira de combate é, bom, combater o mosquito.

DENGUE CLÁSSICA:

(figura 0.3) Procurado, vivo ou morto!
A pessoa apresenta febre alta, dores musculares, articulares, na cabeça e nos olhos, inflamação na garganta e sangramento na boca e no nariz. É importante beber bastante líquidos ou produtos indicados pelo médico, não se deve tomar remédios a base de ácido acetilsalicílico.

DENGUE HEMORRÁGICA:


Os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da clássica, mas com a adição de alguns sintomas como: Queda de pressão arterial, hemorragias da pele, intestino e gengiva, aumento do tamanho do figado. Devesse permanecer em observação médica. Cerca de 10% das pessoas que agregam essa doença, morrem.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário